Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Sábado de Aleluia: Vigília Pascal e esperança da Ressurreição

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra o Mistério Pascal, em que a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo são relembradas e refletidas pelos cristãos. A semana se iniciou no último domingo (12), chamado ‘Domingo de Ramos’, e termina com a ressurreição, que ocorre neste domingo (21) de Páscoa.

Para ajudar a entender melhor o que cada dia da Semana Santa representa para a Igreja Católica, o Portal Correio explica a importância desses dias e o que é celebrado nas Missas durante o período. Entenda abaixo o que significa o Sábado Santo.

Sábado Santo

É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No fim deste dia, é celebrada a Vigília Pascal, “a mãe de todas as vigílias”, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo e também do Círio Pascal. Entoa-se o ‘Glória’ e o ‘Aleluia’, que foram omitidos durante todo o período quaresmal e de onde vem o nome ‘Sábado de Aleluia’.

“Com a benção do fogo e do Círio, a Igreja às escuras lembra que Cristo Ressuscitado é a luz do mundo, quebra a escuridão e enche de luz a todos aqueles que se aproxima dele com fé viva. É o triunfo da luz sobre as trevas do mal. Essa primeira parte termina com a ação de graças ou proclamação da Páscoa (Exultet) , que exprime o caráter cósmico da vitória de Cristo”, explica a Canção Nova.

A Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. É comum crianças e adultos serem batizados nesta celebração, quando todos renovam sua fé e confiança no Senhor.

“Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição”. (Circ 73)

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.